27.2.07

WADE VENCE NO SENEGAL

Abdulai Wade venceu as presidênciais senegalesas à primeira volta. O actual PR vê assim reforçado o seu poder. A oposição não reconhece os resultados e já prometeu enviar os seus apoiantes para as ruas.

AQUI

WADE VENCE NO SENEGAL

Abdulai Wade venceu as presidênciais senegalesas à primeira volta. O actual PR vê assim reforçada a sua posição.

AQUI

REPÚBLICA SAHARAUI CELEBRA 31 ANOS

Enquanto a imprensa argelina saúda o aniversário, Marrocos propagandeia contra a Polisário.

Quase seria divertida a brincadeira, não fosse estar em causa a liberdade de um povo que vive sob o último regime colonial reconhecido (e tacitamente aceite) pela comunidade internacional. E de pensar que políticos africanos (entre eles alguns guineenses), que se afirmam firmes lutadores do colonialismo, defendem Marrocos! Ele há coisas!

26.2.07

TRAMPA HUMANA 1

A saga dos quase 400 imigrantes ilegais (na sua maioria asiáticos) embarcados no Marine I, ainda não terminou. A estória, contada passo a passo AQUI tem uma dimensão burlesca e criminosa, que dá para perceber duas coisas:

1 - muito em breve, teremos mais Marines, talvez II, III, IV, por aí fora, nas costas africanas

2 - a diplomacia internacional (tanto a europeia como a africana, são iguais na incompetência), trata estas pessoas como se merda (humana) fossem. Já nos habituámos a ver este jogo do empurra com barcos de resíduos tóxicos, com barcos avariados (o Prestige foi ao fundo porque dois países não se entenderam quanto ao local de atracagem)... em breve passaremos a ver o mesmo jogo ser jogado com homens e mulheres que ninguém reconhece como (seus) "cidadãos". E aí vai ser muito mais emocionante!


Ainda sobre o mesmo assunto, a ler a interessante análise jurídica do Centro de Defensa y Estudio de los Derechos Humanos: Marine I: Cúmulo de Violaciones de Derechos Humanos y actuaciones al margen de la legalidad por parte del gobierno español

PERGUNTA:

O desatino com a Internet nesta terra não tem fim. Três dias sem poder navegar! Não há ninguém que envie os técnicos informáticos das duas provedoras de acesso para o exílio numa ilha dos Bijagós, daquelas que são desabitadas (as outras seriam boas demais para eles)?

24.2.07

Conakris emigrados em paris manifestam-se frente embaixada da Guiné-Bissau

Na origem da manifestação está o (suposto) envio de mercenários bissau-guineenses para Conakri, com vista a defender o déspota Lansana Conté.

"Il était important pour nous d’aller manifester devant l’ambassade de Guinée-Bissau à Paris ; d’aller montrer les photos des personnes blessées etsensibiliser le monde entier sur le soutien de Nino Vieira à Conté à travers l’envoi des mercenaires", a déclaré Sorel Keïta, porte-parole du groupe de "Jeunes guinéens" à l’origine de la manifestation.

ABAIXO A VIOLÊNCIA

Segundo um estudo publicado na revista "Current Biology" os chimpanzés senegaleses fabricam armas para caçar outros primatas. Violentos, estes bichos! Como tal, defendemos a criação de um movimento internacional contra a violência entre os primatas.

Mais pormenores sobre o estudo, importante para deslindar a evolução da espécie...

AQUI ou AQUI

21.2.07

FOI ASSIM...

Muita confusão!
Photobucket - Video and Image Hosting

Muito movimento!
Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Presenças ilustres, como a do ex-presidente, Kumba Yalá, que deu um saltinho desde Marrocos para participar na festa.
Photobucket - Video and Image Hosting

14.2.07

GOLDBERG NÃO ESTÁ PARA ISSO

Whoopi Goldberg parece que tem bisavós guineenses (ou, para ser mais preciso, nascidos na terra onde hoje está a Guiné-Bissau). Assim que soube da notícia, o governo guineense convidou (pateticamente - nem o nome da senhora escreveu correctamente) a atriz norte-americana para visitar o país.

Goldberg, que certamente tem mais que fazer que responder a convites deste tipo, mandou o seu agente dizer que "tem medo de andar de avião".

Ora mesmo que andasse pelo ar, como os pássaros, é sabido que não seria fácil a actriz chegar à Guiné-Bissau. Se se decidisse viajar na TAP teria que fazer a reserva com seis meses de antecedência, quer para garantir um bom preço, quer para garantir um lugar (coisa que nos dias de hoje, na rota Lisboa-Bissau, é quase impossível). Seria ainda maltratada pelas hospedeiras (porque é preta e estes são maltratados no espaço aéreo entre Bissau e Lisboa) e à chegada violavam e roubavam o conteúdo da sua mala! Como se não bastasse, a companhia não aceitaria a reclamação quanto ao sucedido.

Se viajasse via Dacar duas coisas lhe poderiam acontecer: ficar retida na capital senegalesa um dia, dois dias, três dias, uma semana, duas semanas... até que a Air Senegal se dignasse a "enfiá-la" num avião para Bissau; ou não vir a Bissau, de todo, caso a Air Senegal se decidisse a cancelar os vôos dias a fio, como faz regularmente.

Ter uma companhia aérea péssima a servir Bissau é de chorar. Ter duas (as duas únicas que aqui aterram) é de morrer de angústia. Goldberg não está para isso!

9.2.07

IDIOTICE - PARTE II

Yahya Jammeh, o mais alto magistrado dessa nação chamada "The Gambia" (o artigo THE fui incluído no nome do país por norma constitucional) tenta provar a sua tese. De acordo com notícia da ANGOP, repescada pelo PULULU "testes efectuados por um académico senegalês, da Universidade «Cheikh Anta Diop», de Dakar, a enfermos tratados pelo presidente, demonstraram que aqueles pareciam ser eficazes o que já levou o ministro gambiano da Saúde, Tamsir Mbowe, agradecer ao presidente Jammeh "pelo seu apoio e engajamento sólido para o bem-estar de todos os gambianos”.

Guiné-Bissau/droga - Quando o Estado é traficante

Um texto sobre aquilo que todos sabem, sobre aquilo que todos falam em Bissau, mas que ninguém ousou até aqui publicar, por razões óbvias, com tanta clareza como a IrinNews faz agora. Só faltou mesmo abordar os nomes, esses que o povo cita baixinho, na rua, no ouvido do vizinho do lado, para não ser escutado!

Leia-se atentamente o parágrafo que refere o caso dos 674 Kg de cocaína guardados no cofre do tesouro público e que desapareceram.

« Le butin, d'une valeur de 39 millions de dollars, a été déposé dans un coffre du trésor public, puis a disparu, selon un fonctionnaire du trésor qui a requis l'anonymat. « Un groupe de soldats est arrivé et a demandé à évaluer la drogue saisie, puis on n'a plus jamais revu les paquets », a-t-il précisé.

Notícia completa, para ler aqui:

Guinée Bissau: Narco-Etat...le risque est réel !

8.2.07

EMBUSTES À BOA MANEIRA DOS DEMOCRATAS AFRICANOS

Depois de Satú Camará (nº 2 do parlamento bissau-guineense) ter afirmado ter a cura da sida, a coisa subiu de nível.

Yahyah Jammeh, presidente da Gâmbia, aqui ao lado, diz que também ele (em pessoa) consegue curar a doença em 3 dias. De acordo com o BLOGDA-SE, "o Ministro da Saúde gambiano confirma as afirmações do Presidente (pudera!) e garante que os doentes que estão a ser tratados pelo chefe de Estado com ervas medicinais estão a melhorar. A capacidade de curar a SIDA foi anunciada pelo próprio Jammeh, perante o corpo diplomático destacado em Banjul."

A notícia parte da BBC, e pode ser ouvida AQUI.

Democratas como Jammeh estão de tal forma habituados a mentir, a brincar e a fazer gato-sapato dos outros que não se dão conta do ridículo de algumas das coisas que dizem! Não há ninguém que os tire da cadeira e mande fazer uma verdadeira cura na Antárctida?

O QUE É DO TUGA É BOM!

Perde a graça contado num blog. Visto na TGB (Televisão da Guiné-Bissau) é muito mais giro.

Dá-se o caso que abriu em Bissau um supermercado CONTINENTE. Não foi o tio Belmiro de Azevedo que o abriu, não senhor, mas alguém que conhece bem a cadeia de hipermercados portuguesa. A imitação chega tão longe e está tão bem feita que até o símbolo é o mesmo do utilizado pela companhia lusa. Mas a originalidade do anúncio televisivo não está aqui.

Depois de mostrar em 5 ou seis apertados planos de imagem de todas as maioneses libanesas existentes nas prateleiras, todos os enlatados (talvez) egípcios disponíveis, todos os perfumes indianos prontos a usar, a voz-off do anúncio diz, com ar muito sério e compenetrado, para dar maior veracidade ao que só pode ser mentira:

TODOS OS NOSSO PRODUTOS SÃO IMPORTADOS DIRECTAMENTE DE PORTUGAL!

7.2.07

CNLI acusa SEF de expulsar senegalês ilegalmente

Notícia LUSA

A Comissão Nacional para a Legalização de Imigrantes (CNLI) acusou hoje o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de ter ordenad o ilegalmente a expulsão de um imigrante senegalês, que terça-feira partirá do A eroporto da Portela.

Em comunicado, a CNLI considera a decisão de expulsão "ferida de qualquer suporte legal", dado que o cidadão em causa "preenche todos os requisitos legais para permanecer em território nacional", pelo que exige a suspensão da expulsão e a revisão de todo o procedimento administrativo.

Contactado pela agência Lusa, Manuel Solla, da comissão sediada no Porto, referiu que Moustapha Fall é imigrante em Portugal desde 2004, estando em situaç ão legal, dado que apresentou pedido de prorrogação de permanência.

Moustapha Fall está a trabalhar numa empresa de construção civil da área d e Lisboa, faz descontos para a Segurança Social portuguesa e está inscrito no Co nsulado do Senegal em Lisboa, acrescentou o responsável da CNLI.

Manuel Solla explicou que Moustapha Fall foi detido em 24 de Janeiro no po sto transfronteiriço de Valença quando regressava a Portugal de autocarro na com panhia de um conterrâneo, após uma visita a amigos que vivem na Galiza.

O Tribunal de Valença confirmou a detenção de Moustapha Fall por não ter c onsigo o seu passaporte e mandou em liberdade o outro imigrante senegalês, que v iajava com passaporte.

"O outro cidadão senegalês está em situação igual, com um pedido de prorro gação de permanência, e foi libertado", disse Manuel Solla, afirmando que o SEF não explicou a Moustapha Fall nem à CNLI, apesar da insistência desta, as razões da ordem de expulsão.

5.2.07

NINO VIEIRA FOI A CONAKRI

Tudo (o que se pode saber) sobre o encontro dos generais, vizinhos e amigos... AQUI