3.12.07

MOÇAMBIQUE

Fecham-se os olhos e 11 horas depois plim!... Moçambique. Maputo. A mais bela de todas as cidades africanas. O mais belo de todos os países (a par com o Alentejo). Um sonho tornado realidade. Um amor irracional, contemplativo, platónico, que sempre o será.

Moçambique tem um problema: desequilibra quem ama o cheiro da terra e o sorriso das gentes. A mim, tira-me do sério, apaga-me a capacidade de raciocionar de forma imparcial e deixa-me doente até ao regresso seguinte. Passar por aqui é viver embriagado. Não de álcool, mas de natureza, pessoas e panelas. De cores fortes, sons agudos, sabores picantes e cheiros inesquecíveis que se entranham nas narinas para sempre.

Desde 2003 que trazia o cheiro de Moçambique no pequeno aposento da memória onde se guardam as mais importantes coisas da vida. Na abalada não o apaguei de mim. Como um fã que não lava as mãos depois de cumprimentar um cantor famoso, também nunca mais quis cheirar à séria outras terras, para não me esquecer desta, a mais bela de todas.

Regressar dá-me o prazer infantil de uma criança, perante a descoberta de um brinquedo amado, perdido na tralha do sótão. E por isso os próximos dias serão de brincadeira absoluta. Não me vou preocupar em escrever coisas bonitas. Ficarei pelos lugares-comuns que para além desses só Knopfli, Craveirinha e mais dois ou três conseguiram ir. Moçambique não se aprende nem apreende em palavras e/ou imagens. Vive-se e sente-se de forma simples, com poucos adjectivos, que o que é perfeito não precisa ser acrescentado. Nos machimbombos que rolam pela esquerda da estrada. No caril que faz pingar o nariz. Nas vogais abertas de um português que não é de Lisboa, Luanda ou Rio. Na vida difícil nos bairros de lata e no “interior”. Na vida boa e farta das cidades frente ao mar. Os próximos dias terão 26 horas. 14 de muito trabalho e as restantes 12 de bebedeira.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

2 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei maravilhada com a sua descrição! Eu, cá na minha, sempre suspeitei que quem escreve assim sobre África tinha de amar Moçambique!

Que Deus o abençoe, como essa terra me abençoou a mim.
Patrícia Lopes

Anónimo disse...

Chego.aqui.via.João.Tunes.

Como.gostei.de.ler.o.que.escreveu.sobre.a.terra.que.mais.amo,Obrigada!
IO.