11.4.08

A DESGRAÇA PODE SER A CHANCE DE ÁFRICA

Andamos todos de mãos na cabeça. Como vão os mais pobres aguentar a crise económica que afecta o mundo?

África não é excepção. Os países não-produtores-de-petróleo estão a braços com convulsões sociais, originadas pela escalada de preços dos bens de primeira necessidade e dos combustíveis. Burkina-faso, Costa do Marfim, Senegal, Camarões e Moçambique já conheceram este ano manifestações populares.

É sabido que os pobres são sempre os primeiros a pagar a crise (qualquer que seja). No entanto estou convencido que esta crise (a prolongar-se) será benéfica para África. Se ela obrigar a uma mudança de estilos de vida (desde logo a uma dieta dos aparelhos de Estado), muita gente sofrerá, de início, mas o resultado final será positivo.

Após as independências, o continente fugiu do campo e refugiou-se na cidade. Um êxodo não sustentável, pois as cidades africanas não têm emprego para todos os que lá querem morar. Os “poucos” que trabalham (no sentido de emprego com salário certo) vivem na grande maioria à sombra do GORDO Estado (o Senegal tem 29 ministérios, a Costa Marfim 31, a Guiné-Bissau 20, só para dar alguns exemplos).

Por isso, por aqui, os grandes aglomerados urbanos são acumulados de gente que não produz e que vive à conta dos que tiveram a sorte de encontrar que fazer sob o chapéu estatal.

Há, depois, uma classe intermédia, que se dedica ao comércio informal, a forma mais fácil e menos trabalhosa de ganhar a vida: comprar um quilo de tomates por 80 e vender po 100. Tirando uma meia-dúzia de cabeças por cada aglomerado urbano, os africanos citadinos não têm, por isso, no geral, - arrisco-me a dizer – criatividade. Limitam-se a fazer aquilo que todos fazem, para dessa forma subsistirem.

Estou convencido que um aumento prolongado e sistemático dos preços dos bens de primeira necessidade e dos combustíveis obrigará muitos citadinos a regressar à terra e a cultivá-la, para, no final de cada dia, terem que comer.

Este factor, associado à diminuição do envio de excedentes alimentares (sobretudo norte-americanos, que criaram vícios terríveis na sociedade africana) criará uma ruptura com o status quo instalado. Muitos sofrerão num primeiro momento, mas o resultado final pode ser positivo, se África for obrigada a pensar por ela própria e a resolver os seus problemas. Saber aliviar o sofrimentos dos mais fracos – os que estarão menos preparados para o embate – será o grande desafio dos próximos tempos para quem manda no continente.

Sem comentários: