Qualquer que seja o seu fim político, Wade ficará para a história como um dos primeiros (se não mesmo o primeiro) presidente africano da África negra, democraticamente eleito, a usar a sua cara como meio de propaganda. À imagem do que fazem (e fizeram) todos os ditadores do mundo (africanos ou não), Wade espalhou pelo Senegal cartazes com a sua foto.
Do ponto de vista da eficácia comunicacional, nada a dizer. Há ali, de certeza, mão de técnicos experimentados, que sabem as regras do jogo do marketing político.
Dos milhares de cartazes espalhados pelo Senegal há um que gosto particularmente. Trata-se daquele que anuncia o GOANA (sigla em francês para Grande Ofensiva Agrícola para a Alimentação e a Abundância), uma das (muitas) ideias peregrinas de Mr le Président.
A razão para esta escolha é simples: nele figura uma avioneta (com a inscrição Air Goana) que lança gotas de chuva sobre um campo de trigo. Fabuloso não é?
Outra das questões levantadas pela propaganda do PR senegalês é o efeito psicológico sobre a futura geração de senegaleses. É que, o senhor não prima pela beleza e as criancinhas senegalesas (eu já vi) passam para o outro lado do passeio quando se cruzam com um dos cartazes com a cara do Maître. Em casa, os cartazes do presidente são utilizados como ameaça para os mais novos se comportarem bem e fazerem os deveres da escola.
- Ou te portas como deve ser ou meto-te um cartaz no quarto. - dizem os pais senegaleses aos filhos.
Dois dos cartazes propagandísticos, vendo-se no segundo, alusivo ao GOANA, Wade e a sua avioneta lançando chuva sobre um campo de trigo.
Pormenor do cartaz GOANA.
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