21.5.07

SÓ LIBERDADE! TANTA LIBERDADE!

Bem podem as autoridades tentar fazer crer que a Guiné-Bissau é um país onde a imprensa pode trabalhar sem restrições. A 3 de Maio, quando se assinalou o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o Secretário de Estado da Comunicaçao Social afirmou que a liberdade era total e não "parcial" como referia um relatório de uma organização internacional. A prova de que a afirmação não é verdadeira está aqui:

Guiné-Bissau
Jornalista do Expresso detido

Fernando Jorge Pereira, correspondente do Expresso na Guiné-Bissau, foi detido, na tarde de hoje, pelas autoridades policiais daquele país, quando realizava uma reportagem sobre o narcotráfico no sul do território. Nos arredores do aeródromo de Bubaque, no arquipélago dos Bijagós, o delegado da Polícia de Informação do Estado (PIE), Aliu Ducuré, procedeu à detenção arbitrária do repórter, sem nunca se identificar.


Coragem Fernando Jorge.

1 comentário:

Brigida Rocha Brito disse...

Narcotráfico??? O que é isso??? Ao que parece, é assunto tabu... O cúmulo do contrasenso é ter ido fazer a avaliação intercalar de projectos e no momento do check in (há uma semana), ouvir os sérios "inspectores de bagagens" com ar entendido na matéria dizerem-me "papel num pódi passá". Inacreditável... quando o "papel" é o instrumento de trabalho que me permite proceder às avaliações. Deu discussão e má cara até os ouvir dizer "podi passá, pódi passá". Contradições vividas em África...
Ao jornalista... pouco há a dizer a não ser FORÇA!!!!