21.6.08

BIOCOMBUSTÍVEIS, GUINÉ-BISSAU E O ABRE-PORTAS ALMEIDA SANTOS

Há dois meses escrevi que o anúncio do empresário macaense Stanley Ho de construir um hotel na Guiné-Bissau cheirava mal.

Esta notícia de hoje prova-o (Existe acordo de princípio para Geocapital produzir biocombustível). A entrada de predadores - como o empresário acima referido - na Guiné-Bissau não augura nada de bom. Seja para que tipo investimentos for, que gente como ele não vem a África para ajudar ninguém.

No meio disto tudo, há um elemento que não se pode descurar e que mostra quão porcas, selvagens e sem ética são as relações de alguns políticos portugueses com o dinheiro. Referimo-nos a Almeida Santos, ex-presidente da Assembleia da República Portuguesa e presidente do Partido Socialista, que em Abril de 2007 esteve na Guiné-Bissau por umas horas. O abre-portas de Stanley Ho deslocou-se em jacto privado (do empresário), visitou o Presidente da República e, candidamente, no final da visita, afirmou aos jornalistas que tinha "apenas" vindo dar um abraço ao seu "velho amigo" Nino Vieira. Hoje, um ano e uns meses depois, está claro o que Almeida Santos veio fazer. E a verdade ainda não foi toda contada, que Stanley Ho não vem para a Guiné-Bissau plantar apenas couves...

Fica-lhe mal, como estadista que foi (e pretende ainda ser). Fica mal ao PS, que mantém como presidente um homem com a ficha de Almeida Santos, que desde as independências de África tem prejudicado os interesses de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique (onde também tem servido de abre-portas a Stanley Ho).

Photobucket
O início de tudo. Desde este momento que figuras políticas portuguesas nunca mais tiraram o narizinho de África. Lá onde há diamantes, petróleo ou outras opotunidades de enriquecer... sniff, sniff!

ADENDA: Uma palavra de apreço para o documento da UE, citado na notícia, que considera "atentado à fome" estar a plantar "centenas de milhar de hectares de solos de sequeiro para a plantação de oleaginosas não comestíveis para fins de combustível, em vez de se pensar no milho e em outros alimentos, nomeadamente feijão, batata-doce e mandioca". Os bois chamam-se pelos nomes.

1 comentário:

septuagenário disse...

Certas insinuações feitas neste post, sobre estes homens e outros que se veem nessa foto, eram feitas já há 34 anos atrás. Só que nesse tempo muita gente chamava-os de VENDILHÕES, TRAIDORES, etc.
Só que quem os tratava assim, eram chamados de reacionários, colonialistas etc. O Senhor Mário tambem anda pela Venezuela a prospectar petróleo, e já teve, tambem uns amigos em Angola.
Existem pessoas, para quem a idade, alarga os limites da ambição, neda lhe enche a pança.
Cumprimentos