7.6.07

GUINÉ-BISSAU À VENDA?

De vez em quando entram no e-mail anedotas hilariantes, que nos dão a volta à barriga de tanto rir. A última entrou há momentos e defende uma confederação entre a Guiné-Bissau e o Senegal. Ou seja, este pequeno território passaria a ser mais uma província senegalesa.

Depois de defender que a Guiné-Bissau vive virada para o Senegal em termos comerciais e políticos, e que uma confederação faria todo o sentido, o cronista do IL EST MIDI, prosegue com este naco de prosa:

..."il faudra peut-être soumettre l’idée aux peuples des deux pays par le biais d’une consultation populaire, un referendum par exemple. Mais rien ne s’oppose à ce que les Assemblées nationales des deux pays en soient les maîtres d’œuvres pour éviter les grosses dépenses que pourrait entraîner un referendum. Pour l’heure, on se refuse à évoquer la question au sein de l’entourage officiel du Président de la République et personne ne veut confirmer l’information, mais nos sources semblent formelles, Wade envisagerait sérieusement d’étudier tous les aspects de la question car le Sénégal ne peut plus assurer la survie économique de ce voisin hors d’un cadre commun. Ainsi, le Président Vieira serait même d’accord pour que son pays devienne une région sénégalaise tout en assurant la vice-présidence au niveau de l’Etat."

Ele há com cada uma!!! Assim de repente, duas hipóteses/justificações para tamanha anedota: 1 - a imprensa senegalesa lança o isco, a ver se a ideia pega (e que reacções desperta por aqui). 2 - O texto serve outros interesses e pretende semear/alimentar a confusão na Guiné-Bissau.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não nos faltava cá mais nada...de facto!!!Anedota, sim é do que se trata, conheço várias facetas senegalesas e nenhuma risível,só desconhecia esta faceta humorística aos Senegaleses.Prefiro rir-me de tal ideia tenebrosa, expressa no artigo, para não ter um AVC que a ser permitido reservo para a concretização da mesma.Livra!!

Anónimo disse...

Se calhar até nem era mau para a Guiné Bissau...realmernte não sei o que o jorge Rosmaninho tem contra o Senegal para andar sempre a meter veneno contra este país. Era bom que o explicasse!