17.10.07

MAI demitido (mas nao muito)

Noticia PANAPRESS

O Presidente da Guiné-Bissau, Joمo Bernardo "Nino" Vieira, exonorou terça-feira à noite o ministro da Administraçمo Interna, major Baciro Dabَ, soube-se quarta-feira de fonte oficial em Bissau.

Um decreto presidencial publicado terça-feira à noite em Bissau precisa que Baciro Dabَ foi exonerado sob proposta do primeiro- ministro Martinho Dafa Cabi.

Baciro Dabَ foi substituيdo no cargo por Certَrio Biote, considerado prَximo do presidente do Partido da Renovaçمo Social(PRS) Kumba Yalل, que era até ao momento da sua nomeaçمo exercia as funçُes de presidente do Tribunal de Contas.

Num outro decreto, Nino Vieira nomeia Baciro Dabَ seu ministro conselheiro, funçُes que ocupava antes de ter sido nomeado para ministro da Administraçمo Interna em Abril ْltimo.

O PRS pediu em Agosto passado a demissمo de Baciro Dabَ e do ministro das Finanças, Isuf Sanhل, alegando que no âmbito do Pacto de Estabilidade Governativa assinado entre os três maiores partidos do paيs, essas pastas foram atribuيdas a si.

Segundo os acordos polيticos firmados entre o PRS, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Partido Unido Social-Democrata (PUSD), as três principais forças polيticas coligadas no Governo, as pastas da Administraçمo Interna e das Finanças seriam ocupadas por pessoas indicadas pela força polيtica liderada por Kumba Yalل.

Sem comentários: