1.11.07

UN HOMME VERY CONFUSED

Comecemos por classificar o Moisés: um falhado na vida e ao mesmo tempo um empresário de sucesso. O retrato típico e fiel do africano que procura emigrar como clandestino: tem dinheiro e investe-o n’ “A Viagem”

Uma hora e 4 “bazucas” de meio-litro (bebidas a meio) bastaram para me fascinar com o perfil deste nigeriano-camaronês, cozinheiro, empresário, contador de estórias e mais algumas coisas que não ficaria bem dizer aqui.

O Moisés tem uma cabeça que funciona a 100 à hora. Mmmm, não! Estou a ser generoso. Acrescente-se-lhe um zero: 1000 à hora. Ainda não colocou o ponto final na frase que debita e já está a acentuar as palavras e a colocar as vírgulas do parágrafo seguinte. Falar com ele e beber cerveja é perigoso, pois a boca vai ao copo à mesma velocidade com que as ideias saem da sua cabeça. Em suma, o Moisés tem a língua ligada ao cérebro e uma particularidade que dá graça ao seu discurso: quer fale francês ou inglês, as frases terminam sempre com “brother” ou “friend”.

A conversa entabulou-se no exacto momento em que o ouvi falar um inglês perfeito, pouco próprio de um francófono.

- Moisés, tu não és daqui, pois não?

Estamos em Mopti, uma região turística 600 e alguns quilómetros a nordeste de Bamako, no Mali. O deserto começa poucas centenas de quilómetros acima.

- Moi? Je suis venu de Nigeria, brother!

A partir daqui, Moisés desbobinou a vida de enfiada. Metade em francês a outra metade em inglês, como a sua genealogia. A mãe, camaronesa. O pai, nigeriano. Tirou um curso técnico de cozinha. Trabalhou nas plataformas de petróleo.

- Eu era um gajo rico, my friend! Trabalhava três semanas a cozinhar para os brancos como tu e passava uma em casa, brother. Eu? Heeee… Brother… Eu tinha tudo o que queria!

Um dia, Moisés quis mais. Decidiu fazer-se à estrada. Destino, claro está, Europa. Saiu de Lagos, na Nigéria, e subiu no mapa: Benin, Burkina-Faso e Mali. “Aterrou” em Gao, no grande norte, à entrada do Sahara.

Não vale a pena contar em detalhe a viagem de Moisés, daqui em diante. É igual a milhares de outras. Andou pelo deserto. Pagou a mafiosos que lhe prometeram a terra prometida. Foi enganado. Pior! Foi preso e abandonado nas areias do Sahara pela polícia marroquina.

- Os filhos da puta são racistas, friend! Pegavam em nós e deixavam-nos no deserto sem água nem comida! Bebi urina. Sim brother, teve que ser!

Moisés resistiu. De todas as vezes (3) conseguiu “encontrar” o caminho de regresso. Leia-se “pagar a marroquinos que o levassem de volta”. 3 anos foi mais ou menos o tempo que demorou chegar de Lagos ao norte de Marrocos. Moisés instalou-se, por fim, na floresta à espera da oportunidade de passar o estreito.

- Foi a parte mais dura da viagem, brother! Perdi toda a minha beleza. A pela descascava. Parecia um macaco a coçar-me. Fiquei magro como o pau de uma árvore. Sem carne! Quase não tinha pescoço, aqui atrás, my friend... A cabeça ligava directamente às costas!

Sofrimento em vão. Nunca pôs os pés em Espanha. Brinco com ele e pergunto se não tentou abrir caminho no Estreito, como o profeta fizera no Mar Vermelho. Moisés não conhece a passagem bíblica!

Um dia o dinheiro acabou e Moisés fez o caminho de volta.

- Voltar foi mais rápido e mais barato, brother. Sabes que os polícias nas estradas e nas fronteiras têm pena de nós e não nos pedem tanto dinheiro como quando estamos a sair.

O centro-nordeste do Mali foi o destino. Bandiagara, cidade turística, o local ideal. Moisés percebeu que o mercado do turismo lhe podia dar o que a Europa não lhe deu. Hoje tem um restaurante e voltou a ter dinheiro na conta bancária.

- Aqui ganho o dinheiro que quero brother. Há noites em que faço 500.000 Francos CFA (cerca de 750 Euros). Heee brother, na época alta, os turistas fazem fila… Chego a ter aqui na esplanada um grupo de 20. Lá dentro outro. E mais malta à porta à espera.

Apesar de tudo Moisés não é feliz e quer "voltar a tentar". A família pensa que ele está na Europa. Ele ilude-a. De olhos no chão dá-me o como e o porquê de uma aventura que um destes dias irá recomeçar.

- Todas as semanas lhes mando dinheiro, friend. E ligo a dizer que estou bem e que a Europa é bonita. Que faz muuuuuito frio!

Moisés acentua o “muito” como se conhecesse na perfeição a terra prometida. Continua a lamentação.

- Não tenho coragem de voltar a casa. Tenho vergonha de não ter conseguido, brother. Quero voltar a tentar, mas de outra forma. Preciso de contactos. Não tens contactos?

A angústia de Moisés faz-me pensar um pouco. Mas não, não o posso ajudar. Pelo menos por agora. Peço-lhe o número de telefone e Moisés responde-me com o e-mail.

- Se um dia souber de algo aviso-te Moisés. Fica descansado.

Antes do último gole ainda lhe dou umas dicas. Conto-lhe como amigos meus foram à (ou para a) Europa da forma mais simples possível. Barato. Quase de borla. E de avião, com refeição, coca-cola e sorrisos servidos a bordo! Conto-lhe até como um dia, há muito tempo, um pobre bissau-guineense sem dinheiro sequer para o bilhete de candonga até Dakar, me tinha aparecido com o passaporte carimbado.

-Sabes Moisés, o branco não é tão esperto como parece. È fácil enganá-lo. Só precisas pensar um bocadinho, brother!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ai Moisés...Moisés:

Se até ganhas para teres vida mesmo que isso seja no Mali...não deixes o pássaro fugir. Olha amigo, a Europa já não existe nos sonhos...está difícil demais para quimera...está caduca e sem honestidade. A abundância já não mora aqui...está-se a cair de podre!

Pensa bem Moisés...atravessar a savana, o deserto e depois as águas do mediterrãneo...a soldo de muito sangue, suor e lágrimas pode não ser suficiente para o "el'dourado"!

j2mseravat