Notícia LUSA
Os passageiros da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) na Guiné-Bissau estão a fazer um abaixo-assinado contra o alegado mau serviço que a empresa tem prestado, em regime de monopólio, nas ligações aéreas entre a capital guineense e Lisboa.
"É com profundo desagrado e estupefacção que os passageiros da TAP na linha de Bissau constatam que nos últimos sete meses a qualidade dos serviços desta companhia tem vindo a diminuir vertiginosamente, enquanto os preços dos bilhetes têm subido de forma constante e excessiva", refere a carta que acompanha o abaixo-assinado, a que a Agência Lusa teve hoje acesso.
Além do aumento dos preços, que se acentuou com o fim dos voos da Air Luxor, em Setembro de 2006, os passageiros criticam também os "cancelamentos arbitrários de reservas com a informação de que se cumpriram indicações da TAP" e o extravio de bagagens, cada vez mais frequente.
"Há cada vez mais casos de bagagens perdidas e muitas malas aparecem violadas e danificadas, tudo isso acompanhado por um decréscimo na qualidade dos serviços prestados por esta companhia", adianta a carta.
Segundo o documento, "há cerca de sete meses, uma viagem de ida volta Bissau/Lisboa rondava os 600 euros, em tarifa económica, enquanto (...) em Janeiro de 2007 custava mais de 1.000 euros".
"E o pior é que os preços variam quase todas as semanas, sem que haja informação prévia, o que leva a crer que a TAP não deve estar a cumprir com as normais legais que se lhe impõem quanto ao respeito do prazo para a comunicação às autoridades competentes dos aumentos tarifários", acusa-se no abaixo assinado.
Nesse sentido, os signatários alertam igualmente para a discrepância de preços praticados pela TAP em voos para a mesma região.
"Uma viagem da TAP Lisboa-Bissau-Lisboa, com ida a 26 de Janeiro e regresso a 23 de Fevereiro, custou 1.221,80 euros, enquanto a viagem Lisboa-Dacar-Lisboa, na mesma data, custou 619,91 euros", afirmam.
"Ficando Bissau a apenas 45 minutos de voo de Dacar, não é justificável que uma deslocação de mais 45 minutos implique o dobro do preço", acrescentam os passageiros na carta.
Sobre os cancelamentos arbitrários de reservas, afirmam que lhes é "comunicado que foram canceladas e não podem viajar ou, como tem acontecido, para viajar têm de pagar mais caro porque afinal só poderão seguir em tarifas mais altas".
Os passageiros criticam também os prejuízos causados pelo não envio da bagagem.
"Em praticamente todas as viagens Lisboa/Bissau há passageiros que não recebem as suas bagagens, sendo-lhes sempre informado que as malas virão nos voos seguintes, o que não acontece", criticam.
Acrescenta-se no documento que "aos passageiros lesados é aconselhado esperar, sem lhes ser explicado que deverão proceder à reclamação de imediato".
"A TAP é a responsável pelas bagagens desde que as aceita no check-in até ao seu desembarque na passadeira em Bissau", referem na carta.
Os passageiros da TAP na Guiné-Bissau apelam para que estas situações sejam verificadas e normalizadas para que "o que o bom-nome que a TAP tinha até há alguns meses não fique manchado por uma situação de monopólio que, certamente, não será eterna".
Com o fim da Air Luxor, que operava semanalmente para Bissau desde Lisboa até Setembro de 2006, a TAP é a única companheira aérea que liga a Guiné-Bissau a um país europeu.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
PEDIDO DE INFORMAÇÃO
QUERIA SABER
QUANDO CUSTA UM BILHETE DE 21 DIAS BISSAU LISBOA
TEHAM UM BOM DIA
ca por mim a tap não passa de explorador de emigrantes principalmente dos guineenses. um bilhete custa mais de 1000£ e o passageiro só tem direito a 25 kl...isto não passa de tirar dinheiro nos bolsos de aqueles que lutam pela vida num pais diferente a custa de nada e ainda por cima sem possibilidade de ir visitar os familiares porque a tap os favoreçe...chega! mais de 1000£ por uma viagem de 3:45 min
Sou guineense e faço parte de um grupo dos associados com o objectivo vazer marxa até a tap com o fim de exploração dos emigrantes guineenses nas viagens apartir de portugal com o preço de mais de 1000£ por pessoa...ca por min isso não passa de tirar dinheiro nas mãos daqueles que miseravelmente sacificam num pais onde onde passam tudo e mais algumas coisas...chega! ainda por cima só com 25 kl de direito e 15£ por cada kilo de carga amais...chega!de lisboa até bissau são 3:45 +/-para quê deste roubo?
Enviar um comentário