22.9.06

IMIGRAÇÃO FAZ UNIÃO EUROPEIA VIVER CONFLITO NORTE-SUL

Notícia REUTERS BRASIL
LINK

Países do norte e do sul da União Européia entraram em choque nesta quinta-feira por causa do controle da imigração ilegal da África, com a Espanha sendo acusada de incentivar o afluxo de estrangeiros ao continente.

Mais de 24 mil africanos chegaram apenas este ano ao litoral das ilhas Canárias (território espanhol na costa da África), o quíntuplo do registrado em todo o ano de 2005. Centenas ou talvez milhares de imigrantes clandestinos morreram na travessia, segundo as autoridades. Outros chegam à Europa por Malta e pela Itália.

A Comissão Européia (poder Executivo da UE) faz repetidos apelos por cooperação, mas uma reunião de ministros dos 25 países do bloco resultou em discordâncias na Finlândia.

"Não é uma solução legalizar os ilegais, como foi feito na Espanha. Isso de certa forma 'puxa' as pessoas na África, como infelizmente vimos nos últimos meses", disse a ministra austríaca da Justiça, Karin Gastinger, a jornalistas.

Em 2005, a Espanha anistiou cerca de 600 mil migrantes ilegais. A ministra holandesa da Imigração, Rita Verdonk, disse que decisões como essa só servem para incentivar o tráfico humano.

Mas o ministro espanhol da Justiça, Juan Fernando López Aguilar, disse que os africanos emigram porque são pobres e famintos, não porque um país da UE mudou as regras de migração.

Ele pediu "dinheiro, recursos, meios e determinação" da UE para combater o problema, mas vários países do norte do bloco consideram que não devem pagar por isso.

"Quem quer resolver problemas precisa parar de pedir dinheiro aos outros", disse o ministro alemão do Interior, Wolfgang Schaeuble.

Malta e Itália também pediram ajuda, lembrando que numa Europa sem fronteiras muitos imigrantes cruzam seus territórios apenas para chegarem a outros países da UE.

Mas seus parceiros até agora destinaram apenas dois barcos, um avião e alguns especialistas para as alardeadas patrulhas conjuntas destinadas a conter a imigração nas Canárias.

CONTINUAR A LER

1 comentário:

Térsio Vieira disse...

POIS É...POR ISSO OS AFRICANOS DEVEM ESFORÇAR MAIS "POR CABEÇA NO LUGAR", TB FUNCIONAR... AFIM DE GARANTIR A PAZ E A ESTALIZADE... REVOLUCIONAR ARÉA ECONÓMICA DE FORMA A PERMITIR O BEM ESTAR QUE TODOS (AFRICANOS) ALMEJAM.

FICA BEM! UM GANDA ABRAÇO!!!! ;)D