13.9.06

Pirogas da Fortuna INOVOS ESCRAVOS

Recomeçamos a actividade com breves textos, acompanhados de fotos, da viagem entre Bissau e Lisboa, à procura de imigrantes clandestinos e dos pontos de partida para a Europa. No momento em que escrevo, no momento em que o senhor(a) lê este texto, há pirogas com carga humana a navegar no Atlântico. Vão para a Europa cheias de gente que não tem esperança. Algumas dessas pessoas chegarão, outros morrerão de fome, afogados...

Photobucket - Video and Image Hosting

Gorée, pequena ilha frente a Dacar. Durante séculos este local foi um entreposto de escravos. Daqui partiram para a Europa e América milhares de africanos.

O fenómeno da emigração clandestina é visto por alguns senegaleses como uma espécie de retorno ao passado. Um regresso ao tempo em que os africanos (tal como hoje) saíam do continente em embarcações de madeira, sem condições de segurança.

A diferença entre as viagens de há uns séculos e as de agora é apenas uma: antigamente os africanos eram levados à força. Hoje saem por sua vontade.

Photobucket - Video and Image Hosting
Casa dos Escravos, Gorée. Local onde eram vendidos os escravos e de onde partiam, rumo à Europa, América... Daqui partiram milhões de pessoas que nunca mais regressaram.

1 comentário:

Anónimo disse...

A imprensa chama a essa gente "emigrantes". Não será uma manifestação política? As marinhas espanhola, portuguesa e italiana, anda pelo atlantico e maditerraneo a tentar evitar "ARRASTÕES" nas suas praias. Quantos a pedir "parti b'leia"? (modero o possivel). antonio e. rosinha