5.9.07

Debater muito mais que a guerra!

Tera lugar em Bissau de 1 a 7 de Marco um Simpósio Internacional dedicado a Guiledje, o aquartelamento mais famoso da guerra colonial da Guiné-Bissau.

Para os interessados, fica o programa, ainda provisorio e por nós encurtado (deixamos apenas as conferencias e conferencistas).

De 1 a 3 de Marco - viagem de terreno a Guiledje e ao sul da Guiné-Bissau

Dia 4 de Março
08:30 H – 10:00 H – Sessão solene de Abertura

Painel 1

Guiledje e a Guerra Colonial/Guerra de Libertação

Moderador: João José Monteiro (Universidade Colinas de Boé)

10:20 H – 11:00 H – Leopoldo Amado (historiador guineense) – Génese e evolução do sentido estratégico-militar do corredor de Guiledje no contexto da guerra de libertação nacional.

11:00 H – 11:40 H – Agnelo Dantas (caboverdiano, ex-comandante militar do PAIGC) e Manuel dos Santos (caboverdiano, ex-comandante militar do PAIGC) – Amílcar Cabral e a componente militar do PAIGC: achegas para a compreensão dos meandros estratégicos e tácticos da guerra de libertação nacional.

14:40 H – 15:20 H – Alfredo Caldeira, Fundação “Mário Soares” – A operação “Maimuna” no Arquivo Amílcar Cabral.

15:20 H – 17:00 H – Carlos Matos Gomes – (Coronel do Exército Português) – A Guerra Colonial e a estratégia do Exército português no corredor de Guiledje. Nota: por confirmar

17:00 H – 17:40 H – Sandji Fati (Tenente-Coronel do Exército da Guiné-Bissau) – Subsídios para a História Militar da guerra de libertação no sul da Guiné-Bissau. Nota: por confirmar

17:40 - 18:40 H – Eduardo Costa Dias (Professor Titular do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e Empresas - ISCTE, Portugal) – O papel e a influência recíprocas das dinâmicas socio-políticas e institucional-religiosa da África Ocidental na emergência do movimento de libertação nacional: o caso do PAIGC na Guiné-Bissau.

Dia 5 de Março

Painel 2

Guerra Colonial/luta de libertação nacional: problematização conceptual, contextualização histórica e importância historiográfica. Moderador: Leopoldo Amado

09:00 H – 09:40 H – João Medina (Professor Catedrático da Universidade de Lisboa) – O lugar e o papel da guerra colonial na historiografia Contemporânea Portuguesa: tendências e perspectivas.

09:40H – 10:20 H – Josep Sánchez Cervelló (Professor Titular de História Contemporânea da Universidade Rovira I Virgili de Tarragona, Espanha) – A relação dialéctica entre o PAIGC e o MFA e o seu papel na caída do Estado Novo Português.

10:20 H – 11:00 H – Leonardo Cardoso (historiador guineense, INEP) – Alcance histórico de “Guiledje” no contexto geral da luta de libertação Nacional e independência da Guiné-Bissau.

11:00 H – 11:40 H – Julinho de Carvalho (caboverdiano, ex-comandante militar do PAIGC) – A importância estratégica de Guiledje no contexto geral da manobra militar do PAIGC e do Exército português na Guiné.


11:40 H- 12:20 H – Coutinho Lima, (Coronel do Exército Português na reserva e ex-comandante do COP 5) – Factos e condicionalismos relativos à evacuação pelo Exército português do aquartelamento de Guiledje.

Painel 3

O pós-Guiledje: efeitos, consequências e implicações político-militares do assalto ao aquartelamento. Moderador: Mamadú Djau (Director do INEP)

15:00 H – 15:40 H – Luís Moita (Professor Catedrático e Vice-Reitor da Universidade Autónoma de Lisboa) – Fundamentos e originalidade táctico-estratégicos da acção político-militar de Amílcar Cabral e do PAIGC no contexto dos movimentos de libertação do Terceiro Mundo.

15:40 H – 16:20 H – Óscar Oramas (Ex-embaixador de Cuba na República da Guiné-Conakry) – Contribuição e participação cubana na luta de libertação nacional da Guiné-Bissau: dados, números e factos.

16:20 H – 17:00 H – Nuno Rubim (Coronel e ex-combatente português no aquartelamento de Guiledje) – A batalha de Guiledje: uma tentativa de reconstituição histórica em dioramas.

17:00 H – 17:40 H – Luís Graça (Doutorado em Sociologia/Saúde Pública e dinamizador do maior site dos antigos combatentes portugueses da Guiné) – Cerco de Guiledje: a experiência traumática vivenciada a partir do Quartel de Guiledje.

Dia 6 de Março

Painel 4

Guiledje: Factos, Lições e Ilações (depoimentos e testemunhos de elementos da população, dignitários, testemunhos presenciais, régulos, ex-combatentes do PAIGC e ex-combatentes africanos do Exército português) Moderadora: Isabel Buscardine (Ministra dos Combatentes da Liberdade da Patria)

Painel 5

As Iniciativa de Cantanhez e de Guiledje na óptica do desenvolvimento económico e social e sua correlação com o imperativo da salvaguarda da memória histórica da guerra. Moderador: Nelson Dias (UICN)

15:00 H – 15:40 H – Carlos Schwarz Silva (guineense, agrónomo, Director Executivo AD) e José Filipe Fonseca (guineense, agrónomo) – O desenvolvimento económico e social na zona de Guiledje: AD e dinâmicas de participação e organização comunitárias.

15:40 H – 16:20 H – Tomane Camará (AD) – (guineense, agrónomo, Director de Programas da AD) – Evolução das características ecológicas da zona de Guiledje: antes, durante e depois da guerra.

16:20 H – 17:00 H – Alfredo Simão da Silva (guineense, Director do Instituto de Biodiversidade e Áreas Protegidas - IBAP) – Imperativos de Desenvolvimento Sustentável e da Conservação da Natureza: Princípios e práticas no caso de Cantanhez

17:00 H – 17:40 H – Huco Monteiro (sociólogo, Universidade Colinas de Boé), A intensa guerra de que o Sul da Guiné-Bissau foi alvo explica o seu ténue desenvolvimento relativamente às outras regiões do país?

Dia 7 de Março

10:00 H – 11:30 H – Sessão solene de Encerramento

Sem comentários: