27.9.07
O PAÍS TUAREGUE
BANDEIRA
MAPA
FICHA
Acho graça aos movimentos independentistas. Não pelas acções que empreendem, em geral violentas (essas condeno-as veementemente), mas pelo lado anárquico que trazem ao nosso mundo cada vez mais "organizadinho". O Homem quer cada vez mais controlar o Homem, mas felizmente ainda há homens quem têm uma réstia de liberdade e rebeldia para provar a outros Homens que nem tudo se controla. Os tuaregues são um bom exemplo disso.
Leio na net que um novo país acaba de nascer. Trata-se do Tumoujgha, "País Tuaregue"(V. site oficial), situado ali pelo norte do Mali e do Niger. Inteligente, o auto-proclamado chefe de Estado, fez a coisa de forma a que as suas fronteiras não entrassem dentro da Líbya e da Argélia, não fosse a mostarda chegar aos narizes dos tios Khadafi e Bouteflika.
Olhando para isto, regressa-me ao pensamento a velha ideia de criar a República Democrática do Alentejo. Já a abordei em tempos, num blogue alentejano, mas fui violentamente censurado pelos companheiros de escrita da altura. Se os tuaregues criam um país de dunas e camelos, não podemos nós criar um de bolotas e azinheiras?
ADENDA: Duas informações complementares. 1 - O exército norte-americano anda pelo Mali. Um dos seus aviões foi alvejado pelos tuaregues, aparentemente sem sucesso, numa operação de entrega de alimentos ao exército mailano. 2 - No Niger, parece que Agadez saltou fora dos cartazes turísticos, o que é pena.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário