16.2.08

JANGADA DE S. VICENTE

- Um dias destes vamos até Cacheu!

Esta foi durante muito tempo a minha boca favorita para a simpatiquíssima equipa que vai fazendo a jangada de S. Vicente ligar as duas guinés (a do norte com a do centro e sul). E eles riam, riam, riam... conscientes que tal nunca seria possível.

- Jorge, agente não tem âncora na jangada, mas se formos rio abaixo mandamos a jangada contra o tarrafe e amarramos uma corda ao tarrafe. Depois esperamos que a maré perca força e tornamos a subir o rio... A Cacheu nunca chegaremos!

Muita gente na Guiné-Bissau comeu à conta dos rendimentos que a jangada dava, de tal forma que nunca foi feita manutenção aos motores. O decrépito ferry vivia ao sabor das correntes, sem força para as vencer: rio acima ou rio abaixo, conforme a maré subisse ou descesse.

Vem este texto a propósito do filme seguinte, encontrado no YOUTUBE. Só quem passou dezenas de vezes por S. Vicente sabe o gozo que dá ver estas imagens. As massacrantes horas de espera esqueciam-se depressa na hora de "montar as viaturas" em cima daquele pedaço de ferro que miraculosamente flutua!!! Com a nova ponte, em breve acabará o calvário... e as gargalhadas também. S. Vicente deixará de ser um nome mítico no imaginário de todos os que precisam de ir de Bissau a Ingoré, S. Domingos e Ziguinchor.

Sem comentários: