9.11.06

Guiné-Bissau: Mensagem PAIGC a congresso "renovadores" criticada por Governo

Notícia LUSA

A mensagem de felicitações que o PAIGC apresentou hoje na abertura do III Congresso do PRS, em que falou de crise económica e s ocial na Guiné-Bissau, foi criticada duramente pelo governo guineense, que acuso u o "partido libertador" de "divisionismo".

Em declarações à Agência Lusa, o porta-voz do governo, Rui Diã de Sousa , considerou que a abertura do III Congresso do Partido da Renovação Social (PRS , segunda maior força política do país) "não é a altura ideal para fazer crítica s ao governo".

"Uma mensagem destas, não é propícia nesta altura", disse Diã, acrescen tando que proferir um discurso destes "é mal enquadrado, derrotista e divisionis ta; a roupa suja lava-se em casa".

No período reservado à leitura de mensagens, ante da saída dos convidad os, Augusto Olivais, secretário permanente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que falou em nome do líder Carlos Gomes Júnior, d estacou a importância da realização do congresso dos "renovadores" numa altura e m que o país vive uma "profunda crise económica e social".

Na intervenção, o PAIGC considerou que os "renovadores" constituem uma "grande força política" e que, juntos, poderão trabalhar para o desenvolvimento da Guiné-Bissau, apelando a que, no congresso, o PRS saia "mais reforçado e coes o" nas suas estruturas partidárias.

Sem comentários: