16.11.06

RIDICULAMENTE POSITIVO

Carmona Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, vem a Bissau, em visita oficial, no âmbito da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

O lado positivo desta visita traduz-se (e pode ser visto) na avenida 14 de Novembro, que liga o aeroporto ao centro de Bissau: a avenida foi varrida, o lixo recolhido e os lancis dos passeios pintados. Sempre que alguém de fora chega, a cidade aperalta-se para receber as visitas e isso é bonito. Mostra respeito e consideração pelo forasteiro. Pena que a limpeza se faça apenas nos dias de visitas e nos outros o lixo se acumule nas bermas, sinal que quem cá vive vale menos que quem vem de fora.

O lado rídiculo da preparação da visita de Carmona Rodrigues traduz-se nas palavras do speaker que tem andado pelas ruas de Bissau a anunciar a chegada do senhor. A mensagem, debitada por umas colunas mais roucas que um fumador alcoólico compulsivo de 120 anos, diz mais ou menos isto: "Vamos esperar o doutor Carmona Rodrigues amanhã na rotunda do aeroporto. Carmona Rodrigues é o presidente da Câmara Municipal de Lisboa e vem à Guiné-Bissau para melhorar (pa kumpu nô terra, em crioulo) a nossa terra. Vamos todos ao aeroporto esperá-lo."

Não me admira que amanhã umas centenas de pessoas (das milhares que por aí andam, desempregadas a arrastar o esqueleto, sem alternativa de vida) se congreguem no aeroporto a dizer adeus a Carmona, quando ele passar cheio de batedores de polícia a iluminar o caminho. Pode ser que as mãos no ar coonvençam o homem a deixar (mais) alguns euros.

Sem comentários: