9.11.06

210

210 Milhões de euros foi quanto a Guiné-Bissau conseguiu arrecadar na mesa redonda. Falta saber se são 210 prometidos ou 210 efectivamente doados. Depois falta também saber se serão 210 bem geridos ou 210...

Guiné-Bissau: Portugal disponibiliza mais um milhão de dólares
Notícia LUSA

Portugal disponibilizou, hoje, mais um milhão de dólares, a juntar aos nove milhões de dólares anunciados terça-feira, na reuni ão de doares sobre a Guiné-Bissau, em Genebra, disse à agência Lusa, o secretári o de Estado da Cooperação.

João Gomes Cravinho contou à Lusa que Portugal acabou, hoje, por adicio nar um milhão de dólares (800 mil euros) aos nove milhões de dólares (7,2 milhõe s de euros) disponibilizados terça-feira, montante destinado a apoiar o Orçament o Geral do Estado (OGE) deste ano, nomeadamente para o pagamento de salários.

Fonte do Governo guineense comentou à Lusa que Portugal desempenhou um "papel decisivo" na mesa-redonda, sublinhando a intervenção final de João Gomes Cravinho, na qualidade de coordenador do Grupo de Contacto da Guiné-Bissau sob a égide das Nações Unidas, que "convenceu" os doadores mais reticentes.

A mesma fonte explicou que Portugal pôs em cima da mesa mais de um milh ão de dólares com o intuito de dissipar quaisquer dúvidas, em relação à confianç a nas autoridades guineenses. Os doadores da Guiné-Bissau disponibilizaram, hoje, ao governo guineens e, 262,5 milhões de dólares (210 milhões de euros), no quadro dos projectos de d esenvolvimento do país, disse fonte governamental.

Contactada a partir de Bissau, por telefone, fonte do executivo de Biss au em Genebra adiantou que o défice orçamental para 2006 foi fechado e o de 2007 está em vias de o ser também, abrindo portas à negociação de um programa pós-co nflito com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo a fonte, os doadores, entre eles Portugal, ficam agora a aguard ar uma política de boa governação, para que possam desbloquear, mais tarde, os r estantes 178,5 milhões de dólares (142,8 milhões de euros) para programas de des envolvimento e para a reforma do sector da Defesa e Segurança.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Boa governação" é comprar apartamentos na europa, construir mansões em Bissau, amantes a fartazana, tratamentos médicos nas melhores clínicas europeias e para o povo fica a degradação social e humana. Enfim, tudo aquilo em que estamos habituados...
JC