23.5.08

Guiné-Bissau: MNE da União Europeia confirmam lançamento da missão

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) vão confirmar segunda-feira, em Bruxelas, a sua intenção de lançar em Junho a Missão dos 27 para Reforma do Sector da Segurança (RSS) na Guiné-Bissau.

"Os responsáveis europeus irão assinalar o envio da equipa avançada que irá preparar o lançamento da missão UE RSS Guiné-Bissau em Junho", disse hoje, em Bruxelas, fonte diplomática europeia.

Os 27 membros da UE irão assim "sublinhar" o carácter abrangente dessa missão civil que irá apoiar a reforma do sector da segurança na Guiné-Bissau.

O general espanhol Juan Esteban Verastegui foi nomeado para chefiar a equipa de peritos que será formada por pelo menos 15 conselheiros civis e militares e que apoiará as autoridades guineenses também na elaboração de legislação e reforço dos mecanismos de controlo para prevenir o tráfico de drogas.

Uma equipa avançada de 10 elementos chegou a Bissau em Abril para preparar as condições logísticas e operacionais da missão, que tem um orçamento de 5,7 milhões de euros para levar a cabo o seu mandato de 12 meses.

Sem comentários: