18.5.08

IDA AO DICIONÁRIO II

Continuam no ar ecos das declarações de Bob Geldof em Lisboa, há uns dias atrás. O director do estatal Jornal de Angola - voz oficial do MPLA - escrevia assim esta semana, em artigo de ataque (não só, mas essencialmente) à comunicação social portuguesa:

Lisboa continua, infelizmente, a ser o centro das conspirações contra Angola e alguns órgãos da imprensa portuguesa fazem gala em propalar mentiras sobre a realidade angolana ou injuriar e difamar os governantes angolanos.
(...)
O Governo de Angola é constituído por gente tão honrada e tão séria como os governos de Portugal ou da Irlanda. O Presidente de Angola é tão honrado e tão sério como os presidentes de Portugal, da Irlanda ou de qualquer outro país da União Europeia.


Voltei o dicionário, para tentar clarificar na minha mente os conceitos "honrado" e "sério" que José Ribeiro defende. Eis o que encontrei:

HONRADO: adj., tratado com honra e respeito; respeitado; venerado; que tem honra; probo; nobre; honesto; sem mácula; puro; casto.

SÉRIO: do Lat. seriu, adj., que revela gravidade ou sisudez; sensato; Brasil, metódico; avisado; honesto; que cumpre aquilo a que se obriga; circunspecto; que não ri;

Que José Ribeiro defenda quem lhe paga o salário, tudo bem... podemos compreender. Agora, que ele tente alterar a etimologia das palavras, isso não! Os dirigentes europeus podem até nem ser honestos nem sérios (pelos portugueses eu não ponho as mãos no fogo), mas têm pelo menos a seu favor a legitimidade do voto, camarada Ribeiro!

Sem comentários: