15.5.08

MY KIND OF TOWN

Conakry é uma cidade agreste. Nem a brisa do Atlântico, que a varre a toda a hora, nem o próprio oceano, que a abraça dos dois lados, a tornam mais bondosa, mais apetecida. E, no entanto, cá no fundo, bem no fundo, consigo gostar de Conakry.

Quando se chega de novo a uma cidade ocorre um processo de adaptação lento e por vezes doloroso. Instalarmo-nos, criar contactos, arranjar amigos… fazer o luto do poiso anterior… Nesse processo há duas muletas fundamentais, em que uma ganha primazia sobre a outra: o local, entendido como a paisagem, o ambiente envolvente, quando se trata de um destino bonito e sedutor. Ou as pessoas, quando se trata de um destino menos simpático como Conakry o é.

Tenho encontrado por aqui boa gente. Até mesmo os polícias que me exploram a cada 100 metros de avenida e com os quais vou estabelecendo acordos secretos (a única forma de não ser aborrecido a cada 50 metros!).

Aos sábados de manhã, por exemplo, dia eleito para ir às compras e tomar pequeno-almoço melhorado, tenho já um amigo de farda que, sabendo da rotina, me aguarda em determinado cruzamento. Encosto o veículo quando ele me sai ao alcatrão de mão ao alto e ar grave e sério. Eu já sei que no valor das minhas compras semanais estão os 5.000 (0,75 €) deste bom-ladrão. Ele já sabe em que buraco do tablier se encontra a sua nota. Retira-a com um sorriso e nada discretamente deseja-me “bom fim-de-semana e até Sábado”.

Fecho a janela e sigo viagem, invariavelmente a cantar Sinatra:

This could only happen to a guy like me (Isto só pode acontecer a um tipo como eu)
And only happen in a town like this… (E só pode acontecer numa cidade como esta...)

1 comentário:

Anónimo disse...

Se a quantia que ele quer são 75 cêntimos, em quanto ficarão aí as compras para uma semana mais ou menos ? Se calhar em meia dúzia de euros ! Hoje fui ao Modelo e deixei lá 60 e tal euros ! Gostaria que um dia escrevesses um post sobre como é´fazer aí as compras para uma semana, o que há à venda,os preços etc, etc.


Alentejano de Elvas