14.5.08

WADE, O INCONSTANTE

Os políticos, no geral, e os políticos africanos, em particular, têm uma capacidade extraordinária de fazer os seus países regredir. Dão dois passos em frente para, pouco depois, darem quatro em direcção contrária.

Abdulai Wade, presidente do Senegal, quer alterar a duração do mandato presidencial de 5 para 7 anos. A proposta está a causar polémica no país. Os analistas perguntam quais as verdadeiras intenções do velho presidente, que há uns anos propôs, ele mesmo, a redução do mandato presidencial de 7 para 5 anos!

Sobre o assunto sugiro a leitura deste interessante texto de um jornalista Burkinabé, Séni Dabo, que aventa mesmo uma resposta para os desejos de Wade: instalar o seu filho Karim na cadeira do poder.

Ce n’est pas exagéré de dire que le président sénégalais Abdoulaye Wade est un condensé de polémiques et de contradictions. Il ne se passe pratiquement pas un jour sans que ses déclarations ne provoquent une polémique. (...)

Abdoulaye Wade, c’est aussi des contradictions avec des actes qui désorientent souvent, à telle enseigne que l’on pourrait lui appliquer facilement le qualificatif d’inconstant.


LER TUDO

Sem comentários: