7.5.08

DE EMPURRÃO

Confesso que já vi automóveis, motorizadas e camiões, serem postos a trabalhar de empurrão. Aviões nunca tinha visto, mas parece que também é possível! Uma pessoa pendura-se na hélice e fá-la girar! Se não funcionar abre-se o motor e espreita-se lá para dentro! No geral, as probabilidades de o motor arrancar de novo e de o avião prosseguir viagem, são elevadas. Em África essas probabilidades são certezas. Os aviões fizeram-se para andar lá em cima!

Depois de um forrobodó em seis actos, a dezena de passageiros (nunca seríamos muitos a contar para a estatística, de qualquer modo) conseguiu mandar vir outro aparelho de Maputo. Pelo sim pelo não… que lá em cima, se a coisa parar, já não dá para “empurrar”!

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ADENDA: foto tirada no Aeroporto de Inhambane, Moçambique, na mesma altura em que, ao telefone, discutindo com alguém as consequências do atraso do vôo, aprendi qual a diferença entre um bom piloto e um mau piloto. O bom piloto tem o mesmo número de descolagens e de aterragens. “Antes de voar vê bem a que grupo pertence esse aí”, sugeriram do outro lado da linha. Sentido de humor, não é?!

Levantámos vôo, já noite, com a pista do Aeroporto Internacional de Inhambane iluminada a... tochas de petróleo.

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