23.11.06

A FACTURA

Photobucket - Video and Image Hosting

Ser turista, em África, é viver disposto a ser enganado. E as hipóteses de isso acontecer aumentam na inversa proporção em que diminui a fluência linguística!

No Sahara Ocidental poucos falam francês, servindo-se sobretudo do árabe.

Em Julho, numa esplanada de El Ayun, ao pedir “un jus d’orange” apresentaram-me um café. Em Setembro, quando lá regressei, acompanhado, tive o cuidado de advertir quem estava comigo:

- Reparem como o meu pedido de sumo de laranja será respondido com um café.

Não me enganei!

El Ayún, meio do deserto, seis da manhã. No fundo da algibeira os parcos trocados de sempre (mochileiro nunca foi rico!). Acabado de sair do autocarro que liga Dahkla à capital do Sahara Ocidental, entro no “petit táxi” e digo ao motorista:

- Para o hotel mais barato da cidade, por favor!

O ar profissional e o bigode do homem transmitiram-me confiança; o cansaço alimentou o resto da imprudência. De tal forma que, chegado à porta, não pedi os cinco minutos habituais, para entrar e verificar as condições do local.

30 dirhams (3 euros). Fiquei. De ceroulas de algodão encardidas pelo uso, cara ensonada e com as rugas do lençol marcadas bem fundo na pele, o recepcionista acompanhou-me ao quarto. A meio do longo, emaranhado e labiríntico corredor, o homem apontou a “Toilette” trancada a cadeado, onde figurava um letreiro (para mim incompreensível, em árabe). Perguntei se era ali que se tomava banho e obtive como resposta a chave do pequeno loquete. 10 dirhams (1 euro), um terço do preço do quarto, custou o luxo de um banho!

3 comentários:

Carpinteiro disse...

Bem isso bateu o mais barato que encontrei: 50 dirhams. Com casa de banho é verdade mas com roupa de cama de uso-intensivo-sem-lavagens. Ui tão bom. Foi uma excentricidade a não repetir no nosso caso... :)

gandratruck disse...

ehehe, afinal não sou so eu a procurar um duche...liiiimpo...media 2.50Euros.
abraço

pisconight disse...

hehehe
Gostei da cena do café...
Quarto baratinhho, não?
;)