Fecham-se os olhos e 11 horas depois plim!... Moçambique. Maputo. A mais bela de todas as cidades africanas. O mais belo de todos os países (a par com o Alentejo). Um sonho tornado realidade. Um amor irracional, contemplativo, platónico, que sempre o será.
Moçambique tem um problema: desequilibra quem ama o cheiro da terra e o sorriso das gentes. A mim, tira-me do sério, apaga-me a capacidade de raciocionar de forma imparcial e deixa-me doente até ao regresso seguinte. Passar por aqui é viver embriagado. Não de álcool, mas de natureza, pessoas e panelas. De cores fortes, sons agudos, sabores picantes e cheiros inesquecíveis que se entranham nas narinas para sempre.
Desde 2003 que trazia o cheiro de Moçambique no pequeno aposento da memória onde se guardam as mais importantes coisas da vida. Na abalada não o apaguei de mim. Como um fã que não lava as mãos depois de cumprimentar um cantor famoso, também nunca mais quis cheirar à séria outras terras, para não me esquecer desta, a mais bela de todas.
Regressar dá-me o prazer infantil de uma criança, perante a descoberta de um brinquedo amado, perdido na tralha do sótão. E por isso os próximos dias serão de brincadeira absoluta. Não me vou preocupar em escrever coisas bonitas. Ficarei pelos lugares-comuns que para além desses só Knopfli, Craveirinha e mais dois ou três conseguiram ir. Moçambique não se aprende nem apreende em palavras e/ou imagens. Vive-se e sente-se de forma simples, com poucos adjectivos, que o que é perfeito não precisa ser acrescentado. Nos machimbombos que rolam pela esquerda da estrada. No caril que faz pingar o nariz. Nas vogais abertas de um português que não é de Lisboa, Luanda ou Rio. Na vida difícil nos bairros de lata e no “interior”. Na vida boa e farta das cidades frente ao mar. Os próximos dias terão 26 horas. 14 de muito trabalho e as restantes 12 de bebedeira.
3.12.07
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Fiquei maravilhada com a sua descrição! Eu, cá na minha, sempre suspeitei que quem escreve assim sobre África tinha de amar Moçambique!
Que Deus o abençoe, como essa terra me abençoou a mim.
Patrícia Lopes
Chego.aqui.via.João.Tunes.
Como.gostei.de.ler.o.que.escreveu.sobre.a.terra.que.mais.amo,Obrigada!
IO.
Enviar um comentário