26.3.08

Jornalista guineense Waldir Araújo lança "Admirável Diamante Bruto"

HOJE NO CENTRO CULTURAL PORTUGUES EM BISSAU

O jornalista guineense Waldir Araújo lançou hoje a sua primeira obra, intitulada "Admirável Diamante Bruto", uma compilação de 14 contos sobre a forma como vê e revê o imaginário da Guiné-Bissau, de onde emigrou para Portugal em 1985.

A obra, lançada na casa Fernando Pessoa, em Lisboa, foi apresentada pelo poeta e jornalista guineense António Soares Lopes (Tony Tcheka) e é prefaciada pelo jovem escritor angolano Ondjaki, que salienta que "Admirável Diamante Bruto e Outros Contos", obra da Livro do Dia Editores, contém "um fino humor e uma séria ironia".

"A retratação social é bem conseguida porque não vai além dos limites da delicadeza e do espaço adequado ao tempo do que é contado. Os malandros refinados passeiam-se por Bissau ou por Lisboa e as cartas de amor fazem uma aparição certeira", sustenta Ondjaki sobre a escrita do autor que é jornalista desde 1996 e está na RDPÁfrica desde 2001.

"Parece-me que nasceu aqui um importante, simpático e arejado livro de contos", defende Ondjaki, destacando os contos em que surgem o "eloquente Admirável Diamante Bruto", nome profissional de um jogador de futebol que sonha em ser reconhecido em todo o mundo, a "requintada Domingas Adianga", o "temível Carlos Nhambréne", o "amoroso Mimito Adão" e o "galego Maurizio Santiago".

Sem comentários: