18.7.08

PRIMEIRO-MINISTRO DE PACOTILHA

Sócrates foi a Angola defender os interesses portugueses (leia-se lamber o rabinho de José Eduardo dos Santos). A submissão a que se sujeitam certos políticos face aos petro-dólares angolanos é arrepiante e devia incomodar os portugueses, mas aparentemente não.

Não perceberá Sócrates que a malta percebe que ele está a mentir quando afirma que a governação de José Eduardo dos Santos "é a todos os títulos notável"?

Cito alguns dos números avançados por Isabel Stilwell, no editorial do Destak de hoje, e que demonstram que para ser notável Zédu tem que fazer muito mais:

• PIB per capita: 6500 dólares (o de Portugal, é de 21 800)

• Índice de Desenvolvimento Humano - 162 (em 177 países), um lugar acima do Burkina Faso.

• Expectativa de vida: 41,7 anos

• Morte de crianças com menos de 5 anos, 245 por mil.

• Iliteracia adulta, 67,4%

Quanto aos professores de português, que Sócrates re-anunciou que seriam enviados para o país, eles já haviam sido anunciados há dois anos, aquando da última visita do PM luso. Sempre pensei que os 200 jovens licenciados estivessem já em Angola. Afinal o governo português ainda não começou a explorar estas pessoas, a quem pagará salários indignos (se lhes pagar segunda a mesma tabela dos que estão na Guiné-Bissau), para que ajudem o MPLA a fazer política. Um aldrabrão, este primeiro-ministro.

Sem comentários: